CAETANOS: SECA QUE AFETA SEMIÁRIDO BAIANO ATINGE MUNICÍPIO E FAZ COM QUE POPULAÇÃO SOFRA CONSEQUÊNCIAS GRAVES

O município de Caetanos vem sofrendo com o desabastecimento de água potável e longa estiagem. Atualmente, segundo informações dos órgãos municipais responsáveis, nos últimos dois anos, vem ocorrendo uma grande concentração do índice pluviométrico, especialmente nos meses de novembro e dezembro e diminuindo drasticamente nos meses subsequentes, trazendo assim, sérios prejuízos para a agricultura e pecuária do município. 


De acordo com dados coletados pela Secretaria de Agricultura, o índice pluviométrico nos meses de janeiro de 2023 até setembro foi apenas 91,0 mm, índice insuficiente, para um adequado desempenho das lavouras, pastagens e armazenamento de água para o consumo humano do município. 

Além da necessidade de água potável, ainda segundo levantamento em dos dados informados as perdas devido à falta de chuva apresenta os seguintes  dados extremamente preocupantes: 


“Perda de 60% do desfrute da pecuária de rebanho: bovinos, caprinos, ovinos, suínos e na pecuária aviária”.


“Perda de 85% da safra de feijão e milho referente a 2022/2023”.


Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura. 


Ainda segundo os dados apresentados as perdas econômicas para o município poderão chegar a mais de 7 milhões de reais, sendo considerada uma das maiores dos últimos anos.

Postagem Anterior Próxima Postagem